Plano funeral em vida
Plano funeral em vida

Plano funeral em vida

Planear o seu próprio funeral, assim como os respectivos preparativos, assegura-lhe que o serviço irá ao encontro dos seus desejos.

Existem várias razões para fazer um Plano funeral em vida, mas a principal é que as conversas e o planeamento apropriado agora, tornam mais fácil um período muito difícil para os que mais ama.

A menos que orquestre um “funeral vivo”, no qual participará, a verdade é que não estará presente para assegurar que os seus últimos desejos serão tidos em consideração.

Há muitas coisas a considerar e muitas decisões a tomar quando falamos de planear um funeral em vida.

Como planear um funeral em vida?

Porquê tratar do seu próprio funeral?

As decisões correctas são aquelas que lhe darão alguma paz de espírito a si, assim como uma ajuda no fecho do processo do luto aos que cá ficam.

Qualquer que seja a sua decisão relativamente ao seu funeral, estamos disponíveis para lhe prestar todo o aconselhamento e assistência necessária.

E lembre-se: falar sobre a morte não o torna mórbido. Torna-o consciencioso e ciente dos desafios que a sua família irá enfrentar quando partir.

Planear o seu funeral em vida é a última ajuda que pode dar à sua família e amigos.

Como planear um funeral em vida?

O primeiro passo na preparação de um plano de funeral em vida é determinar os seus desejos.

Essas ideias são vagamente exploradas quando vemos filmes ou programas, novos artigos ou experiências com amigos. Infelizmente, alguns de nós não pensam seriamente no assunto sem ser como uma provocação. Tire um tempo para pensar nos seus valores pessoais. Considere a sua família, as suas crenças e as suas prioridades.

Fale sobre isso

Não espere por uma doença grave ou um acidente para tratar dos assuntos do seu funeral. Diga aos que mais ama o que gostaria que fosse feito nas várias situações. Determine quem falará por si sobre os seus desejos, caso não o consiga fazer.

Escreva-o

Escreva a informação básica que abarque todos os seus desejos.

Veja os vários tipos de serviço

Pense bem sobre que tipo de serviço de fim-de-vida quer, tendo em consideração a sua personalidade, estilo de vida e preferências. Muitas vezes, essas considerações são suficientes para o ajudar a escolher que tipo de funeral ou de cerimónia prefere.

Usualmente, os funerais englobam o conjunto de rituais associados a tradições locais, como, por exemplo, a exposição do corpo. Um memorial realizado após o funeral (à semelhança do que acontece, cada vez mais, noutros países) é uma cerimónia mais ligeira e discreta, mais abrangente a nível de pessoas, para celebrar a sua vida e não chorar a sua morte.

Os seus restos mortais

É preciso decidir entre um funeral para sepultura, cremação ou jazigo. Apesar de muita gente ainda escolher a sepultura como “morada final”, a cremação é, sem dúvida, a opção maioritariamente escolhida. Neste caso, será necessário escolher, também, qual o destino a dar às cinzas.

Faça uma pequena “sondagem”

Uma das questões mais frequentes é se o valor do funeral é igual ou similar em todas as agências funerárias. Obviamente que a resposta é não. Este valor está sempre dependente do tipo de serviço escolhido, do tipo de urna, do tipo de cerimónia, local de velório, cemitério de destino, flores, entre tantas outras escolhas. Nem sempre o valor mais alto corresponde a um serviço mais completo, assim como nem sempre o valor mais baixo corresponde a uma pior prestação do serviço.

Nunca se esqueça de si

O serviço escolhido deverá reflectir todos os seus desejos. Por mais invulgares que possam parecer. Decida que música deverá ser tocada durante o funeral ou o memorial. Deixe preparadas as fotos que deseja que sejam visualizadas. Quer que alguém leia um poema ou um texto? Escolha qual a pessoa que gostaria que o fizesse.

Estamos disponíveis para responder a qualquer questão